Percevejo-barriga-verde

Dichelops melacanthus (Hemiptera: Pentatomidae)

Descrição e Biologia: Os adultos medem em média 10,5 mm de comprimento, possuindo o corpo com forma similiar a um losango, em geral a coloração é castanha (vista dorsal) com abdome esverdeado (vista ventral). A cabeça possui um pronoto estendido ultrapassando o clípeo, a margem antero-lateral do pronoto é serrilhada e os ângulos umerais possuem forma de espinhos de coloração negra. A  oviposição ocorre sobre folhas de plantas hospedeiras que estão germinando e sobre os restos culturais. Os ovos são caracterizados pela coloração verde-clara logo após a postura e verde escuro com 2 pontuações avermelhadas próximo ao momento da eclosão das ninfas.

As ninfas são de coloração castanho-escura, sendo que no 5° instar, apresentam tecas alares esverdeadas com coloração do corpo castanho-esverdeada.

Danos: Os adultos, ao se alimentarem introduzem seus estiletes na base das plântulas de milho  através da bainha até as folhas internas causando posteriormente necrose ou lesões, os danos nos tecidos vegetais são resultantes da penetração dos estiletes e duração da alimentação, associados a secreções salivares pré-digestivas tóxicas, e causar necrose tecidual. Os sintomas são caracterizados pela deformação da planta  podendo levá-la a morte e/ou intenso perfilhamento, originando perfilhos totalmente improdutivos.

topo